top of page
!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.

JOTA MOMBAÇA

NÃOVÃO

2017-2019

Bandeiras em voal 
Instalação
75 x 84 cm 
Coleção da artista

A prática multidisciplinar da artista Jota Mombaça se desdobra à partir de dois elementos chave que se esbarram, se articulam e se interpelam: seus processos de escrita e performance. Os processos de escrita desaguam em ensaios poéticos, ficção cientifica, e formas de ficção visionária que incluem pressentimentos e prosa profética. Desse nódulo vem a série de bandeiras NÃOVÃO (2017-2020) cuja versão ampliada com 21 peças é apresentada na Bienal 12 | Porto Alegre. Segundo elemento chave no processo de investigação de Mombaça, a performance vem ganhando força à partir da série de ações A ferida colonial ainda dói (2015-2018). É dentro da chave da performance que podemos pensar a obra Así desaparecemos (2019-2020). O projeto é pensado em relação a queima de arquivos históricos. No Brasil a referência a ordem oficial dada por Rui Barbosa para a queima dos arquivos relacionados a escravidão em 1892 e ao incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro em 2018. Posicionada em frente a obra Auras anônimas de Beatriz González, Mombaça lê, desde um papel em chamas, textos escritos por vítimas do conflito na Colômbia.

Jota Mombaça

Jota Mombaça

Brasil

Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Jota_Momba%C3%A7a 
O Corpo de Jota Mombaça é um Manifesto. Pedro F. Morais (Caderno Ípsilon - Público, 15 
de Julho de 2018, Portugal) 
https://www.publico.pt/2018/07/15/culturaipsilon/noticia/pode-um-cu-mestico-falar-1836567 
Loca Suelta, Bala Perdida. Dani Umpi (Suplemento Soy - Página 12, 23 de Dezembro de 
2016, Argentina) 
https://www.pagina12.com.ar/10272-loca-suelta-bala-perdida 
Bio-lencia Descolonial, Matar La Academia - Entrevista a Jota Mombaça. Ali Majúl 
(Contranarrativas, 29 de Junho de 2017) 
https://www.contranarrativas.org/entrevistas/2017/6/29/iuw9w95jbxq42wtfecjuqmq1ymlwdk 
Jota Mombaça (Soul In The Eye programme) - Interview. International Film Festival 
Rotterdam (2019) 

https://www.youtube.com/watch?v=-zFjv-l-2fM&t=6s 
The Time Has Come, In Which The Lights of This Epoch Were Lit Everywhere. Jota 
Mombaça (L’Internationale Online, 11 de Março de 2019) 
https://www.internationaleonline.org/opinions/131_the_time_has_come_in_which_the_lights 
_of_this_epoch_were_lit_everywhere

LeiDeIncentivoACultura - Bienal do Merco

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

FA_SANTANDER_PV_POS_RGB - Bienal do Merc

FINANCIAMENTO:

ProCulturaRS-GovernoDoEstadoRS - Bienal
Minsterio do turismo.png

Site criado e desenhado pela EROICA conteúdo

bottom of page