LA VAUGHN BELLE
Wall Rubbings
2017-2020
245 x 400 cm
Frotagem
Coleção da artista
Vivendo e trabalhando em Saint Croix, parte das antigas Índias Ocidentais Dinamarquesas (atualmente Ilhas Virgens dos Estados Unidos), a artista visual La Vaughn Belle concentra sua investigação - através de desenhos, pinturas, vídeos, instalações, intervenções públicas e performances - na colonialidade, suas implicações, marcas tangíveis e seus efeitos no passado e presente? Como tornar visível o que não é lembrado? Sua exploração dessa questão crucial por meio de seu envolvimento com elementos arquitetônicos, históricos e arqueológicos é, ao mesmo tempo, magistral e lírica, criando um espaço para a exploração de contextos sociais e narrativas coletivas. Para a 12ª Bienal do Mercosul, Belle produziu uma versão em larga escala do seu trabalho Tempestade (e outras interrupções violentas do pitoresco) (2016-2020). Originalmente uma série de desenhos feitos com carvão sobre papel, os desenhos estão, nesta versão, aplicados diretamente nas paredes. Ao contrastar uma majestosa palmeira com imagens caóticas de uma tempestade, a obra se mostra como uma ruptura para narrativas do pitoresco geralmente relacionadas à paisagem caribenha no discurso colonial. Ela revela a tensão entre as ideias de fragilidade, vulnerabilidade e resistência.
La Vaughn Belle
Trindade e Tobago
Links:
website: www.lavaughnbelle.com
project website: www.iamqueenmary.com
Texts:
Belle, La Vaughn, The Alchemy of Creative Resistance, Small Axe, November 2019
Cramer, Nina, “I Am Queen Mary: An Avatar in the Making”, Peripeti, October 2018
Interviews:
Wilson, Michael K., “Visualizing Vocabularies of the Counter Archive: A Conversation with La Vaughn Belle”, Interviewing The Caribbean Winter 2017
REALIZAÇÃO:
PATROCÍNIO:
FINANCIAMENTO:
Site criado e desenhado pela EROICA conteúdo