top of page

Alanis Obomsawin

(Abenaki/Canadá, 1932)

Cineasta, musicista e artista visual, Alanis Obomsawin é conhecida e reconhecida por seu trabalho em defesa dos direitos de povos originários do Canadá, em filmes como Incidente em Restigouche (1984) e o multipremiado Kanehsatake: 270 anos de resistência (1993).
No curta-metragem Sigwan, em que uma menina é acolhida e aconselhada por animais na floresta, a artista aborda tanto o simbolismo do urso e da tartaruga quanto a reflexão sobre o pertencimento e a reconexão. Gravado na reserva Odanak, onde Obomsawin cresceu, Sigwan dialoga também com atuação da artista enquanto contadora de histórias, que volta ao lugar onde cresceu e ouviu muitas delas. Defendendo o potencial transformador das narrativas e da educação, Obomsawin lança mão da música, do cinema e da história como uma forma de dar visibilidade à cultura de povos originários canadenses e aos processos de violência enfrentados por essas comunidades.

Anelise De Carli

Bio

Alanis Obomsawin (Abenaki/Canadá, 1932) é uma cineasta, musicista e artista visual conhecida por seu trabalho em defesa dos direitos indígenas no Canadá. Produziu uma vasta obra que aborda temas como a preservação cultural indígena, os direitos humanos e as questões sociais enfrentadas pelos povos nativos. Sua obra foi exibida em festivais internacionais como o Festival de Cinema de Toronto e o Festival de Cinema de Sundance e participou de exposições como a Documenta realizada em Kassel, na Alemanha. Vive em Montreal, Canadá.

Alanis Obomsawin
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Sigwan, 2005

Vídeo, 12'58’’

Dublagem realizada pelo KF Studios (Porto Alegre) para a 14ª Bienal do Mercosul. Link para a versão original do vídeo: https://www.nfb.ca/film/sigwan_en/

bottom of page