Eduardo Montelli desenvolve projetos com múltiplas linguagens, explorando temas como a construção da identidade, a narração de si e as dinâmicas de reconhecimento social. Tendo produzido inicialmente esculturas, instalações e fotografia, mais recentemente o artista tem se dedicado à produção de videoperformances e de trabalhos voltados para a internet.
Em Plasticidade redutiva, trabalho comissionado pela 14ª Bienal do Mercosul, várias telas exibem animações em looping, remontando à dinâmica de conteúdos no ambiente digital. O trabalho evidencia a forma característica dos GIFs. Neles, diversas fotografias são exibidas em sequência, criando a ilusão do movimento, como no cinema, mas através de uma redução nas unidades de informação (a quantidade de bits em cada pixel). Esse aspecto mostra o intervalo entre cada foto, evidenciando a ilusão do movimento e evocando o aspecto do erro (glitch, na linguagem digital) na criação das imagens.
Anelise De Carli
Eduardo Montelli (Brasil, 1989) é artista multimídia. Em sua pesquisa artística e teórica, investiga a influência de documentações, narrativas e outras formas de "inscrição de si" no modo como os sujeitos vivem e como são reconhecidos socialmente. Doutor em Linguagens Visuais pela UFRJ. Participa de exposições e de outras atividades de arte desde 2009, entre as quais estão o Instituto Tomie Ohtake, a Fundação Iberê Camargo e a Bienal Sesc_Videobrasil. Vive em Uberlândia, Brasil.