top of page

Farah Al Qasimi

(Emirados Árabes Unidos, 1991)

No trabalho de Farah Al Qasimi, ambientes e personagens se entrelaçam, formando imagens de sentidos complexos, nas quais o encenado e o espontâneo se misturam. Suas fotografias, vídeos e performances se ancoram em uma visualidade ligada aos Emirados Árabes Unidos, em constelações narrativas que denotam um olhar treinado para o banal, o exagero, a cultura e suas relações, além de uma linguagem que remete à internet e suas hierarquias de informação e emoção.
Comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul, Al Qasimi produziu um painel em grande escala contendo uma montagem com diversas imagens, em um procedimento que vem sendo usual dentro de sua produção. Nesse trabalho, a artista faz do sol o fio condutor da composição e o aproxima formalmente de frutas alaranjadas, ao mesmo tempo em que centraliza figuras humanas que dirigem o olhar para fora do quadro, em um conjunto tão coeso quanto enigmático.

Charlene Cabral

Bio

Farah Al Qasimi (Emirados Árabes Unidos, 1991) é artista visual e atua nas áreas de fotografia, vídeo, música e performance. Frequentemente trabalhando com imagens em grande escala e uma multiplicidade de impressões fotográficas e telas, Farah se interessa pela internet e suas hierarquias de informação e emoção. Sua obra foi exibida em museus e centros de arte renomados, como o Jameel Arts Centre, em Dubai, CCS Bard Galleries no Hessel Museum of Art em Nova York, The Third Line em Dubai, The List Visual Arts Center no MIT em Cambridge e o Museum of Contemporary Art em Toronto. Suas obras estão em importantes coleções como o Museum of Modern Art (MoMA), New York; Solomon R. Guggenheim Museum, New York; Tate Modern, Londres; e o Museum of Contemporary Art, Chicago. Vive em entre Nova Iorque, Estados Unidos e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Farah Al Qasimi
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Untitled, undated [Sem título, sem data]

Adesivo vinil

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

bottom of page