top of page

Felipe Rezende

(Brasil, 1994)

Para Rezende, os fluxos migratórios, as relações de trabalho e a passagem do tempo são elementos centrais na construção de suas narrativas visuais, que oscilam entre a ficção e a realidade. Na 14ª Bienal do Mercosul, o artista apresenta duas obras comissionadas: uma pintura em grande escala e uma instalação site-specific composta por pintura em lona de caminhão, caixas de madeira, terra e um lameirão. Esses materiais foram transportados em um caminhão, que veio de Barreiras (Bahia) até Viamão (Rio Grande do Sul), simbolizando o deslocamento da terra.
Inspirado na mitologia e na literatura, o título da obra exposta na Fundação Vera Chaves Barcellos –  Demeter – remete tanto à deusa grega da agricultura quanto ao navio do romance Drácula, que transporta a terra natal do vampiro. A caixa de adubo associa-se ao ponto inicial do ciclo agrícola, cada vez mais marcado pelo uso de sementes transgênicas e por práticas predatórias. Tanto em Uma solução prodigiosa para um problema barulhento, exposta em Vila Flores, quanto na instalação, Rezende propõe uma analogia entre o ciclo destrutivo do agronegócio, cuja força vem da terra ancestral e explorada, e a ação vampiresca, predatória.

Anna Cavalcanti

Bio

Felipe Rezende (Brasil, 1994) é artista visual, cujo trabalho explora pintura, desenho e instalações com um foco nas experiências e nos elementos cotidianos urbanos. A ideia de casa, de lar e de classe trabalhadora, muito embebida das suas vivências na cidade de Barreiras, na Bahia, são importantes em sua pesquisa. Já participou de exposições em instituições renomadas como o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Centro Cultural São Paulo, o Instituto Tomie Ohtake e o Museu da Cultura Afro-Brasileira. Vive em São Paulo, Brasil.

Felipe Rezende
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Uma solução prodigiosa para um problema barulhento, 2025

Óleo, acrílica e costura sobre lona de caminhão

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

Demeter, 2025

Instalação site-specific: óleo sobre lona de caminhão, lameirão, terra, caixas de madeira e arcos de carroceria envolvidos por lonas

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

bottom of page