top of page

Froiid

(Brasil, 1986)

A partir de instalações, objetos, vídeos, fotografias e obras sonoras, Froiid explora os cruzamentos possíveis entre jogo, tecnologia, arte e suas relações com a cultura popular brasileira. Comissionado pela 14ª Bienal do Mercosul, o artista apresenta o projeto Carnavais na Bienal, que evoca a memória e a trajetória de Heitor dos Prazeres, tendo como referência o ritmo, a visualidade e as partituras de sua obra Frevo (1964). Pintor, compositor e cantor, Prazeres retratou o cotidiano e a cultura do povo em comunidades cariocas e a vida boêmia nas ruas da Lapa.
A instalação de Froiid conta com 100 ilustrações, dispostas lado a lado, horizontalmente, feitas por inteligência artificial e uma composição sonora de geração imediata, acompanhada por um televisor que exibe visualmente o processo inédito e audível da música compartilhada no ambiente.

Fernanda Soares da Rosa

Bio

Froiid (Brasil, 1986) é um artista multidisciplinar e mestre em Artes Visuais. Em suas criações, que incluem objetos, ações e instalações, ele explora as intersecções entre jogo, arte, cultura periférica brasileira e tecnologia. Ele foi reconhecido com o prêmio SESC Arte na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, ganhou o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais, concedido pela Fundação Clóvis Salgado, e foi duas vezes indicado ao Prêmio PIPA. Suas obras já foram exibidas em locais renomados como o Instituto Inhotim, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa Fiat, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o Museu Nacional de Brasília, o BDMG Cultural, a Casa França-Brasil, dentre outros. Vive em Belo Horizonte, Brasil.

Froiid
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Carnavais na Bienal, 2025

Instalação sonora

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul, Apoio da Albuquerque Contemporânea Galeria de Arte

bottom of page