top of page

Gretchen Bender

(Estados Unidos, 1951-2004)

Artista multimídia e pioneira, Gretchen Bender trabalhou com vídeo, computação gráfica, fotografia, som, impressão e instalação. Integrou um coletivo feminista e marxista de serigrafia em Washington e, em Nova Iorque, ganhou destaque como artista ligada à pós-apropriação, cuja prática buscava questionar a massiva aceleração das imagens e dos meios de comunicação. Pertenceu à Pictures Generation (Geração de Imagens) de artistas dos anos 1980.
Em sua prática artística, Bender reunia imagens em movimento, primeiro com vídeos de um canal e depois com seus projetos imersivos de “teatro eletrônico". A 14ª Bienal do Mercosul exibe uma de suas grandes instalações, Dumping Core, composta por 13 monitores e 4 canais, que apresenta a saturação de imagem sob uma edição frenética e mixagens de áudio variadas a fim de sobrecarregar o encontro com o público. Bender pretendia que a obra, exposta poucas vezes, fosse apresentada de forma um tanto teatral, com assentos, num ambiente escuro.

Anelise Valls

Bio

Gretchen Bender (Estados Unidos, 1951-2004) foi uma artista cuja prática multidisciplinar incluiu gravura, vídeo, televisão e escultura, examinando a ascensão da mídia de massa e o desenvolvimento das tecnologias e da cultura corporativa. As obras de Gretchen Bender fazem parte das coleções permanentes de importantes instituições como o MoMA, o Metropolitan Museum of Art, a Tate Modern, o Instituto de Arte de Chicago, Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, o Centro Georges Pompidou e a Coleção Menil, em Houston. Viveu grande parte de sua vida em Nova Iorque, Estados Unidos.

Gretchen Bender
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

bottom of page