Lorenzo Beust
(Brasil, 1997)
Em seu trabalho, Lorenzo Beust explora as ruas e paisagens para captar as interseções entre o rural e o urbano no pampa gaúcho. A fotografia digital é utilizada como ferramenta de experimentação, incorporando códigos visuais da cultura do glitch e do tuning automotivo. Por meio da modificação digital das imagens, o artista questiona a propriedade e a identidade dos personagens retratados ao mesmo tempo em que revisita a iconografia tradicional gaúcha.
Em Mecânica, comissionado pela 14ª Bienal do Mercosul, Beust elege o cavalo e a vaca mecânica como elementos centrais, utilizando-os para tensionar narrativas visuais consolidadas. Enquanto os cavalos aparecem transformados digitalmente, a vaca mecânica – espécie de taxidermia popular – é apresentada como símbolo da urbanização da cultura do laço. Junto da comunidade de laçadores, o artista transporta esta cultura na paisagem como quem posiciona uma escultura no espaço. O projeto funciona como um gesto de preservação e questionamento, evidenciando deslocamentos culturais e as fronteiras difusas entre tradição, memória e transformação na paisagem sul-rio-grandense.
Anna Cavalcanti
Bio
Lorenzo Beust (Brasil, 1997) é artista visual. Atualmente sua pesquisa fotográfica trabalha a cultura gaúcha na contemporaneidade, tendo como principais temas a cultura de laço com vaca mecânica e como os símbolos do gauchismo refletem na paisagem urbana. Entre as exposições das quais participou, se destacam as realizadas no Planta Baja, no Farol Santander e no MAAPA, todos espaços em Porto Alegre. Vive em Porto Alegre, Brasil.