Maya Weishof desenvolve sua obra principalmente por meio da pintura e do desenho, utilizando superfícies como telas e tecidos. Suas composições apresentam fragmentos, distorções, caricaturas e seres híbridos, criando imagens em que corpo e paisagem se fundem de forma simbiótica e poética. O desenho é o ponto de partida de sua prática, construído a partir de memórias, mitos e cenas que dialogam com a história da arte, especialmente com a história das imagens. Sua pesquisa rompe com a lógica de narrativas lineares, abrindo espaço para um imaginário múltiplo e aberto a diversas interpretações.
Comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul, Weishof apresenta pinturas de diferentes formatos e escalas, com um caráter instalativo. Nessas obras, personagens são mesclados e reorganizados em composições que evocam delírios, sonhos eróticos, intimidades e aparições. Suas imagens ressignificam o espaço privado, propondo novas formas de enunciação e experiências sensoriais por meio do olhar e da memória.
Mel Ferrari
Maya Weishof (Brasil, 1993) é artista visual e trabalha principalmente com pintura e desenho sobre superfícies como tela e tecidos. A artista utiliza de fragmentos, distorções, caricaturas e criaturas híbridas na concepção de imagens em que corpo e paisagem se revelam como substância um para o outro. Já participou de diversas exposições e em 2024 foi selecionada para o programa de residência artística no Palazzo Monti em Brescia, Itália. Sua obra integra importantes coleções institucionais e privadas no Brasil e no exterior, como as da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Oscar Niemeyer e Rennie Museum Collection, em Vancouver, Canadá. Vive em São Paulo, Brasil.