top of page

Natasha Tontey

(Indonésia, 1989)

Natasha Tontey mescla narrativas contemporâneas e os mitos da cultura Minahasa, nação indígena do Norte da Indonésia. Através de uma lente não-binária e não antropocêntrica, a artista questiona as relações de gênero, opressão e ecologia ao traçar diferentes futuros nos quais o equilíbrio entre o humano e inumano é mantido.
A obra Garden Amidst the Flame nos convida a acompanhar a protagonista Virsay em sua jornada ao longo de provas e rituais, culminando em sua transformação em guerreira Kabasaran, arte marcial tradicionalmente executada apenas por homens Minahasan. Ao longo da narrativa, que possui flutuações de temporalidade entre o real e o fantástico, Virsay nunca está só. Caminha com seu grupo de mulheres e ouve conselhos de seres animados, como o galo Ayam Jago e o peixe Raja Laut. Neste trabalho, Tontey compõe um embate entre a cosmovisão ancestral, valores ocidentais e as mudanças inerentes à globalização.

Mel Ferrari

Bio

Natasha Tontey (Indonésia, 1989) possui uma prática artística que pesquisa predominantemente os relatos fictícios da história e os mitos que cercam o "medo fabricado". Em sua pesquisa, ella observa possibilidades de outros futuros que são projetados não da perspectiva de instituições hegemônias, mas sim que parte de uma luta sutil e pessoal de entidades e seres marginalizados. As noções de espiritualidade, transcendência e culturas populares são essenciais para seu trabalho. Suas exposições recentes incluem mostras no Museu MACAN (Indonésia), 34º Festival Internacional de Cinema de Singapura, Bienal de Singapura, Arko Art Council (Coréia do Sul) e o Museum für Gegenwart, na Alemanha. Vive entre Jakarta e Yogyakarta, Indonésia.

Natasha Tontey
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Garden Amidst the Flame [Jardim em meio às chamas], 2022

Vídeo HD, 27'50’’. Obra comissionada por Auto Itália em 2022

Obra comissionada por Auto Itália em 2022

bottom of page