top of page

Nereyda López

(Cocama/Tikuna/Peru, 1965)

Nereyda Lopez é uma escultora autodidata descendente dos povos nômades Tikuna e Kukama. Inspirada nas histórias de seu bisavô, um xamã Tikuna, suas obras narram a mitologia da Amazônia peruana por meio de construções feitas com madeira de galhos e troncos, pigmentos e fibras naturais – materiais extraídos da floresta que também resgatam as técnicas e os saberes de seus antepassados.
O conjunto de esculturas que ela expõe na 14ª Bienal do Mercosul incorpora uma narrativa mitológica viva, que conecta o presente a uma cultura espiritual baseada no equilíbrio e no diálogo entre todos os seres. A preservação das narrativas ancestrais desempenha um papel político e social crucial para a construção de futuros mais justos. Tendo como referência máscaras e totens, as obras são feitas com materiais coletados na floresta, expressando o vínculo inseparável entre os mundos míticos e o território físico. Em suas obras, Nereyda Lopez busca desafiar as hierarquias ocidentais impostas e se reconectar com a matriz cultural indígena.

Mel Ferrari

Bio

Nereyda López (Cocama/Tikuna/Peru, 1965) é uma escultora de ascendência Cocama e Tikuna. A artista trabalha com fibras naturais e madeira, materiais retirados da floresta, para representar muitos dos personagens dos mitos e contos que seus antepassados lhe contaram. Suas instalações permitem que o espectador dialogue com certos aspectos dos muitos mundos mitológicos das Amazônias. Descendente de um povo quase nômade da bacia amazônica, Nereyda ainda se lembra das histórias de seu bisavô, um feiticeiro do povo Tikuna, ao qual ela dá vida por meio de seu trabalho. Recentemente seu trabalho foi apresentado na Bienal de Arte de Toronto e no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona. Vive em Pebas, Peru.

Nereyda Lopez
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Espíritu de buri buri [Espírito de buri buri], 2019

Fibras vegetais. Cortesia da Galeria Crisis

Cortesia da Galeria Crisis

Madre de la chambira [Mãe da chambira], 2023

Fibras vegetais, madeira e casca de árvore. Cortesia da Galeria Crisis

Cortesia da Galeria Crisis

Sinchi sinchi / el bailarin [Sinchi sinchi / o bailarino], 2019

Fibras vegetais e madeira. Cortesia da Galeria Crisis

Cortesia da Galeria Crisis

Joma. Mono blanco [Joma. Macaco branco], 2019

Tintas naturais sobre llanchama. Cortesia da Galeria Crisis

Cortesia da Galeria Crisis

Ino / Gallinazo [Ino / galináceo], 2019

Fibras vegetais e llanchama. Cortesia da Galeria Crisis

Cortesia da Galeria Crisis

Carachama diablo [Diabo Carachama], 2023

Fibras vegetais, llanchama e corantes naturais. Cortesia da Galeria Crisis

Cortesia da Galeria Crisis

[Dueño de los peces / buinaño [Dono dos peixes / buinaño], 2024

Fibras vegetais e corantes naturais em llanchama

Cortesia da Galeria Crisis

bottom of page