top of page

Nicole L’Huillier

(Chile, 1985)

Nicole L’Huillier aborda o uso de sons e vibrações para explorar questões de agência, identidade, coletividade e imaginação vibracional em sua prática e pesquisa. Os seus trabalhos incluem instalações, esculturas sônicas, dispositivos de escuta e som, performances, composições experimentais, poemas e escrita, promovendo reflexões sobre a relação entre som, corpo e espaço, ampliando percepções sensoriais e possibilidades de interação.
Brújula, escultura comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul, parte da investigação de uma série de instrumentos de navegação e sintonia vibracional. Inspirada em giroscópios, dispositivos que medem a rotação e a orientação de um objeto em movimento, a obra incorpora uma membrana de silicone central, que simultaneamente escuta e emite sons. Este "tambor inconstante" explora dualidades e reciprocidades, influenciado por princípios andinos e narrativas polirrítmicas. Interativa e instável, a escultura convida à experimentação coletiva, ativando-se com o vento e o som dos visitantes. Brújula transcende o objeto, funcionando como um aparato que revela e desafia perspectivas sobre a realidade sonora e espacial.

Gabriela Wieczorek

Bio

Nicole L’Huillier (Chile, 1985) é uma artista e pesquisadora transdisciplinar. Sua prática se concentra na exploração de sons e vibrações como materiais de construção para mergulhar em questões de agência, identidade, coletividade e ativação de uma imaginação vibracional. Seu trabalho se materializa por meio de instalações, esculturas sonoras/vibracionais, aparelhos personalizados (de audição e/ou som), performances, composições experimentais, poemas membranosos e escrita. Ela é Ph.D. em Artes e Ciências da Mídia pelo MIT. Seu trabalho foi exibido na 60ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia, Kunsthalle Bern, Ming Contemporary Art Museum (McaM), Shanghai, ifa-Gallery Stuttgart, Bienal de Artes Mediales Santiago, Staatliche Kunsthalle Baden-Baden, Transmediale, Berlim, Ars Electronica, Linz, Museo de Arte Contemporáneo (MAC), Santiago do Chile, 6ª Bienal Industrial dos Urais, Ecaterimburgo e 16ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia, entre outros. Vive em Berlim, Alemanha.

Nicole L’Huillier
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Brújula [Bússola], 2025

Instalação sonora

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

bottom of page