top of page

Özgür Kar

(Turquia, 1992)

Tendo a melancolia geracional como condutora de sua prática artística, Özgür Kar constrói ambientes habitados por grandes telas. Em suas instalações, povoadas por silhuetas de entes tão singelos quanto macabros, o artista conflui o pensamento maquínico-tecnológico com o que há de mais sensível em cada um de nós.
Figuras recorrentes em sua produção, os esqueletos assumem o protagonismo na obra do artista para a 14ª Bienal do Mercosul. Nesse trabalho, Kar distribui pelo espaço diversas maletas utilitárias nas quais monitores e alto-falantes transbordam seus interiores. Apáticos e resignados, os desenhos rudimentares declamam discursos desesperançosos, em uma encenação que contrapõe a inocência pueril com toda sorte de inseguranças, traumas ou distúrbios.
Ressoando as animações televisivas produzidas nos anos 1990, Özgür Kar materializa o vazio existencial contemporâneo ao orquestrar dramaturgias trágicas: em cada sinfonia, as composições são executadas repetidamente e em ritmo desacelerado, no qual o avanço do tempo em direção à morte é transposto com sensível teatralidade.

Henrique Menezes

Bio

Özgür Kar (Turquia, 1992) trabalha com vídeo, som, performance e instalação. Sua prática é uma reflexão em torno do existencialismo contemporâneo com foco nas interconexões entre a mídia digital e o corpo humano. Ele se inspira no folclore otomano e persa, no teatro experimental, na animação antiga e nos desenhos animados da MTV dos anos 1990. Kar cria suas obras como cenas teatrais com cada personagem desempenhando seu papel dentro de um roteiro não linear. Seu trabalho foi exibido na Bienal de Sidney, Sydney, na Trienal de Yokohama, Yokohama e na Bienal de Lyon. Vive em Amsterdã, Holanda.

Ozgur Kar
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Série Storage Drama, 2021

Vídeo 4K com som, loop de 15 minutos, TV, estojo de voo personalizado, reprodutor de mídia e alto-falante

bottom of page