top of page

Retratistas do Morro/Afonso Pimenta

(Brasil, 1954)

Afonso Pimenta é parte de uma tradição de retratistas que moram e trabalham em favelas brasileiras e têm produzido, ao longo dos últimos cinquenta anos, uma iconografia muito particular das pessoas que vivem nessas comunidades. Desde 2015, o trabalho de Pimenta — e de seu colega João Mendes — é tratado com a deferência merecida com a criação do coletivo Retratistas do Morro, idealizado pelo pesquisador e artista Guilherme Cunha.
A iniciativa tem se detido no estudo e na preservação do acervo dos fotógrafos mineiros, que conta com mais de 250.000 itens em diversas bitolas. Em meados dos anos 1980, Pimenta registrou os bailes Black Soul, em Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte. No contexto da imagem analógica, quando a fotografia ainda era um privilégio para poucos, ele documentou o cotidiano, as lutas e as expressões culturais da favela, criando um impressionante corpo de trabalho que é tanto documento histórico quanto realização artística da mais alta excelência formal.

Leo Felipe

Bio

Retratistas do Morro/Afonso Pimenta (Brasil, 1954) é um projeto idealizado pelo artista e pesquisador Guilherme Cunha. Ele apresenta o acervo dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, responsáveis por realizar fotografias no bairro da Serra, em Belo Horizonte. Na Bienal do Mercosul, mostraremos exclusivamente uma série de fotos de Afonso Pimenta com imagens dos Bailes Black Soul realizadas na cidade de Belo Horizonte em meados da década de 1980. Na década de 1960, Pimenta trocou São Pedro do Suaçuí (MG) por Belo Horizonte e aprendeu a fotografar nos anos 70, justamente com João Mendes, dono da Foto Mendes, que era seu vizinho. A carreira de Pimenta deslanchou no início da década de 1980, quando começou a fotografar o baile soul, organizado por Misael Avelino dos Santos, um dos criadores da Rádio Favela. Com o tempo, registrou vários bailes espalhados pela cidade, manifestações que afirmavam a potência da identidade cultural negra em Belo Horizonte. O trabalho do Retratistas do Morro faz parte de diversas coleções nacionais e internacionais, sendo recentemente transformado em um livro. Afonso Pimenta vive em Belo Horizonte, Brasil.

Retratistas do Morro/Afonso Pimenta
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

bottom of page