top of page

Sara Modiano

(Colômbia, 1951-2010)

A produção de Sara Modiano reúne pintura, instalação, escultura e performance. Em uma de suas principais e mais conhecidas pesquisas artísticas, Modiano explorou as formas geométricas de quadriláteros concêntricos, tanto em representações pictóricas quanto em obras tridimensionais, usando materiais como madeira ou tijolo.
A artista participa da 14ª Bienal do Mercosul com a obra Desaparece una Cultura, que reúne uma ação de lavagem, pelo mar, de quinze pirâmides de areia feitas nas praias de Puerto Salgar, na costa caribenha da Colômbia. As formas geométricas fazem alusão às edificações cerimoniais das principais nações de povos originários do continente americano. Registrada em vídeo e em fotografia, a decomposição dessas estruturas de areia, que são levadas pelas ondas, funciona como um veículo metafórico para a artista discutir o contexto político pós-colonial na América Latina e a construção de supostas identidades coletivas.

Anelise Valls

Bio

Sara Modiano (Colômbia, 1951-2010) foi uma artista conceitual que trabalhou com pintura, instalação, escultura e performance. Em sua prática, Modiano reflete sobre o contexto político e cultural da época, criando estruturas e formas geométricas relacionadas à arquitetura pré-colonial e aos padrões geométricos essenciais presentes na natureza. Recebeu prêmios e reconhecimentos e participou de bienais no Chile, Colômbia, Brasil e Austrália. Seu trabalho está em coleções públicas como as do Museu de Arte Moderna de Bogotá, Museu de Antioquia, Museu de Arte Contemporânea de Caracas e o Bass Museum of Art. A Fundação Sara Modiano para as Artes foi criada em 2011 com o objetivo de preservar e divulgar o legado artístico da artista. Viveu grande parte de sua vida em Bogotá, Colômbia.

Sara Modiano
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

bottom of page