top of page

Venuca Evanán

(Peru, 1987)

Artista de ascendência Quíchua, Venuca Evanán desenvolve uma versão contemporânea das chamadas “Tablas de Sarhua”. Ela e sua família de pintores têm resgatado, nos últimos cinquenta anos, a tradição pictórica da comunidade de Sarhua, na região sul-peruana de Ayacucho.
Originalmente, as tábuas eram pintadas com terra colorida e pigmentos naturais, e sua instalação junto às vigas de uma casa se davam durante a cerimônia Apakuy de construção comunitária das moradias. Motivos religiosos e a vida cotidiana das famílias e da comunidade eram então os temas costumeiramente representados. Venuca Evanán dá continuidade a essa tradição adicionando materiais e suportes contemporâneos além de novos assuntos, como o erotismo, a violência contra as mulheres, as lutas LGBTQIA+ e a migração das populações andinas para as metrópoles. Destaca-se a sua ênfase às vivências do corpo, tais como o sexo, a masturbação e as manifestações da cosmovisão andina.

Anelise De Carli

Bio

Venuca Evanán (Peru, 1987) é artista visual, ativista e educadora. Herdeira das expressões artísticas da comunidade de Sarhua, da região de Ayacucho, no sul do Peru. A artista é uma das primeiras mulheres a contribuir para esta produção artística tipicamente masculina, e faz isso aliando técnica com experimentação em vários suportes como pedra, madeira e têxteis. Seu trabalho expandiu seu conteúdo representacional para abordar questões relacionadas aos costumes de sua comunidade, erotismo, feminismo, violência de gênero, Lutas LGBTQ+, o cotidiano de mulheres migrantes e a valorização das mulheres andinas na sociedade. Nos últimos anos também se dedicou ao ensino do conhecimento tradicional de Sarhua. Tem participado de exposições nacionais e internacionais e recebeu o importante Premio ICPNA de Arte Contemporânea, no Peru, em 2020. Vive em Lima, Peru.

Venuca Evanan
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

Série Varayuqkuna - autoridades comunais, 2025

9 pinturas em varas silvestres

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

Série Warmimaqtakuna qapary carnavales, 2025

3 pinturas sobre troncos de maguey

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

Série Fiestas sarhuinas costumbristas, 2025

8 pinturas sobre troncos de maguey

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

bottom of page