top of page

Vitória Cribb

(Brasil, 1996)

Vitória Cribb investiga o comportamento social, permeado pelas novas tecnologias visuais de informação, explorando a potência da matéria digital enquanto ressignificação conceitual da nossa existência. Suas reflexões abrangem temas como vigilância, presença digital, autoexpressão, subconsciente, novas realidades e ciberespaço. Para isso, a artista utiliza as múltiplas possibilidades da imaterialidade do ambiente digital como meio de transpor seus pensamentos em obras.
echoes of a wet finger narra um momento de ataque impetuoso, culminando na metamorfose entre humano e animal. Neste ambiente onírico, sem distinguir entre sonho e realidade, a protagonista ingressa em um estado de dissociação, enfrentando traumas e delírios. Não há como resistir a eles ou revidá-los – assim como acontece quando nossas mãos estão molhadas e, por mais que tentemos, não conseguimos estalar os dedos.

Mel Ferrari

Bio

Vitória Cribb (Brasil, 1996) é graduada na Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Sua prática investiga o comportamento social contemporâneo diante do desenvolvimento de novas tecnologias de informação visual. A artista utiliza o ambiente digital como forma de explicar suas investigações e reflexões relacionadas à presença digital; vigilância; corpos digitais; autoexpressão e danos psicológicos no ciberespaço atravessado pelo seu subconsciente. A artista participou de diversos projetos como a EMAPxFrieze Film Seoul 2024, a 22ª Bienal SESC_Videobrasil (São Paulo, 2023), a Bienal de Arte de Bangkok 2022, dentre outros. Em 2023 Vitória foi agraciada com o Prêmio de Residência no Centro Wexner para as Artes e em 2022 premiada com o Pipa Prize - Prêmio Brasileiro de Arte Contemporânea. Suas obras fazem parte do acervo do Museu de Arte de Denver e do Museu Nacional da República. Vive no Rio de Janeiro, Brasil.

Vitoria Cribb
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

echoes of a wet finger: [ecos de um dedo molhado:], 2024 – 2025

Filme / Vídeo-instalação

Obra comissionada por Sharjah Art Biennial 16 e 14ª Bienal do Mercosul. Conteúdo sensível para pessoas que sofrem de tripofobia

bottom of page