top of page

Yunchul Kim

(Coreia do Sul, 1970)

“TransMatter” (transmatéria) é o conceito central da obra do artista e compositor de música eletroacústica Yunchul Kim. As dinâmicas transformadoras da matéria, tanto no contexto natural quanto artificial, são exploradas por Kim em máquinas e peças fantásticas que lembram seres luminescentes vindos de um mundo abissal. Para uma máquina atender a uma função, ela precisa ter uma determinada forma e ser feita de materiais específicos. As invenções do artista são dotadas de atributos altamente estéticos plasmados na fusão de matemática, ciência, filosofia, poesia e cosmologia.
O título da “escultura viva” Dust of Suns II faz referência a um poema do francês Raymond Roussel. A solução desenvolvida pelo artista, a partir de pedras minerais, exibe cores caleidoscópicas que podem ser vistas somente pelas lentes especiais da instalação. A peça está conectada a intrincados dispositivos que controlam o comprimento de onda e a intensidade da luz em relação à densidade do líquido. Antes escondidas na escuridão do subsolo, as pedras são transformadas em luz no espaço expositivo.

Leo Felipe

Bio

Yunchul Kim (Coréia do Sul, 1970) é um artista e pesquisador conhecido por suas instalações cinéticas que exploram a intersecção entre ciência, mitologia e arte. Sua prática transdisciplinar examina as interações entre o mundo material e as forças invisíveis, frequentemente usando elementos como luz, partículas subatômicas e fluidos. Kim representou a Coréia do Sul na Bienal de Veneza de 2022. Ele também já exibiu seu trabalho em várias instituições renomadas, incluindo o Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea em Seul e o Centro de Cultura da Ásia, em Gwangju. Vive em Seul, Coréia do Sul.

Yunchul Kim
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Formas_ 48_2x.webp

Obras

bottom of page