Equipe
14ª Bienal
Carmen Ferrão
presidente
A trajetória de líder e empresária da gaúcha Carmen Ferrão a acompanha desde sempre. Começou a carreira na Lojas Pompéia trabalhando junto ao setor de marketing e vendas e investiu na sua profissionalização, buscando no exterior os ensinamos de varejo junto à cases de referência. Frequentou a famosa escola Disney University Professional Development Programs, em Orlando; concluiu o Programa de Gestão Avançada, na França, além de outros cursos realizados na Europa e Estados Unidos.Sempre com um pensamento à frente, projetando os movimentos do varejo no Brasil e no mundo, Carmen Ferrão foi a fundadora da Associação dos Jovens Empresários do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. Também escreveu o livro “Em Busca da Emoção – O Sentimento Transforma o Marketing Nessa Passagem de Século”, além da participação em outras obras e reconhecimentos, como o Troféu Personalidade de Marketing ADVB/RS, Empresário do Ano pela Associação Comercial de Porto Alegre e Mulher de Marketing pela Revista Marketing, no Rio de Janeiro.Atualmente, ocupa o cargo de sócia superintendente do Grupo Lins Ferrão, dividindo sua rotina entre os planejamentos das marcas Pompéia e Gang, aulas de golfe e piano. Apreciadora de arte, Carmen Ferrão também é Presidente da Fundação Bienal do Mercosul, gestão 2020/2022.
Raphael Fonseca
curador-chefe
Raphael Fonseca (Rio de Janeiro, 1988) é curador de arte moderna e contemporânea latino-americana do Denver Art Museum. Doutor em Crítica e História da Arte pela UERJ, foi um dos co-curadores da 22ª Bienal Sesc_VideoBrasil (2023), além de também ter curado a I Bienal do Barro, em Caruaru, Pernambuco, em 2014. É consultor curatorial da Prospect.6, a acontecer em Nova Orleans, Estados Unidos, em 2024. Nos últimos anos realizou projetos curatoriais na Osage Art Foundation (Hong Kong), Institute Contemporary Art Singapore, Haus der Kunst (Munique, Alemanha), Centro Cultural Parque de España (Rosario, Argentina) e Framer Framed (Amsterdã, Holanda). Recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça de Curadoria (2015), uma bolsa da Andy Warhol Foundation (2022) e os prêmios de melhor curadoria e exposição por “Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil”, atribuídos pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (2023).
Tiago Sant'Ana
curador adjunto
Tiago Sant’Ana (Santo Antônio de Jesus, 1990) é artista visual, curador e doutor em Cultura e Sociedade. Foi curador-assistente da 3ª Bienal da Bahia, organizou o programa de exposições do Goethe-Institut em Salvador e suas obras fazem parte de acervos nacionais e internacionais.
Yina Jiménez Suriel
curadora adjunta
Yina Jiménez Suriel (La Vega, República Dominicana, 1994) é curadora e pesquisadora com mestrado em Estudos Visuais. Ela é curadora da The Current IV by TBA21-Academy e faz parte da equipe curatorial da seção Opening na ArcoMadrid.
Fernanda Medeiros
curadora assistente
Fernanda Medeiros (Uruguaiana, 1989) é curadora, produtora e pesquisadora. Foi curadora-assistente no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) entre 2019 e 2022. Foi coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos (2012-2019) e sócia-fundadora, curadora e produtora no Acervo Independente.
Andréa Hygino
curadora educativa
Andréa Hygino (Rio de Janeiro, 1992) é artista visual, arte-educadora e professora. Em suas obras, as memórias de infância se entrelaçam às experiências do presente enquanto artista-professora/professora-artista e à condição da educação pública no Brasil. Foi vencedora do 3o Prêmio SeLecT de Arte e Educação e do Prêmio FOCO ARTRio 2022.
Michele Ziegt
curadora educativa
Michele Ziegt (Porto Alegre, 1980) atua em eixos transdiciplinares, desenvolvendo pesquisas e ações que relacionam as áreas de Linguagem, Cultura e Educação. Sua formação enquanto arte-educadora deu-se através das múltiplas participações na Bienal do Mercosul. É co-coordenadora do selo editorial Orisun Oro.
Anna Mattos
curadora do programa público
Anna Mattos (Cabo Frio, 1993) é produtora cultural, coordenadora de execução de projetos do espaço Força e Luz. Coordenou a Galeria Ado Malagoli do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018-2020) e produziu mais de 20 exposições nos últimos 5 anos. Fundadora, produtora e gestora da Galeria Gazzebo.
Marina Feldens
curadora do programa público
Marina Feldens (Porto Alegre, 1994) é produtora cultural, arte-educadora. É Gestora do Núcleo Educativo-Cultural no espaço Força e Luz. Em 2016, coordenou a Galeria Ado Malagoli. Fundadora, produtora e curadora da Galeria Gazzebo
Juliana Godoy
arquiteta
Juliana Godoy (São Paulo, 1987) é arquiteta, diretora de arte e cenógrafa. Tem desenvolvido projetos de expografia, arquitetura, mobiliário e cenário em diversas instituições pelo Brasil, como Sesc, Instituto Moreira Salles, MAM Rio, Itaú cultural e Auditório Ibirapuera.
MARGEM
design
MARGEM é um estúdio de design gráfico multimídia. Formado por Aleksandra Lindenberg , João Pedro Nogueira e Letícia Souza. Já realizou trabalhos para instituições culturais como MASP, Haus der Kunst Munich e Sesc, além de projetos especiais para corporações como Spotify e MTV