top of page

Alanis Obomsawin

(Abenaki/Canada, 1932)

Cineasta, musicista e artista visual, Alanis Obomsawin é conhecida e reconhecida por seu trabalho em defesa dos direitos de povos originários do Canadá, em filmes como Incidente em Restigouche (1984) e o multipremiado Kanehsatake: 270 anos de resistência (1993).
No curta-metragem Sigwan, em que uma menina é acolhida e aconselhada por animais na floresta, a artista aborda tanto o simbolismo do urso e da tartaruga quanto a reflexão sobre o pertencimento e a reconexão. Gravado na reserva Odanak, onde Obomsawin cresceu, Sigwan dialoga também com atuação da artista enquanto contadora de histórias, que volta ao lugar onde cresceu e ouviu muitas delas. Defendendo o potencial transformador das narrativas e da educação, Obomsawin lança mão da música, do cinema e da história como uma forma de dar visibilidade à cultura de povos originários canadenses e aos processos de violência enfrentados por essas comunidades.

Anelise De Carli

Bio

Alanis Obomsawin (Abenaki/Canada, 1932) is a filmmaker, musician, and visual artist known for her work in defense of indigenous rights in Canada. She has produced a vast body of work that addresses themes such as indigenous cultural preservation, human rights, and social issues faced by native peoples. Her work was shown at international festivals such as the Toronto and Sundance festivals. It was featured in exhibitions such as Documenta in Kassel, Germany. She lives in Montreal, Canada.

Alanis Obomsawin
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Sigwan, 2005

Vídeo, 12'58’’

Dublagem realizada pelo KF Studios (Porto Alegre) para a 14ª Bienal do Mercosul. Link para a versão original do vídeo: https://www.nfb.ca/film/sigwan_en/

bottom of page