top of page

Felipe Rezende

(Brazil, 1994)

Para Rezende, os fluxos migratórios, as relações de trabalho e a passagem do tempo são elementos centrais na construção de suas narrativas visuais, que oscilam entre a ficção e a realidade. Na 14ª Bienal do Mercosul, o artista apresenta duas obras comissionadas: uma pintura em grande escala e uma instalação site-specific composta por pintura em lona de caminhão, caixas de madeira, terra e um lameirão. Esses materiais foram transportados em um caminhão, que veio de Barreiras (Bahia) até Viamão (Rio Grande do Sul), simbolizando o deslocamento da terra.
Inspirado na mitologia e na literatura, o título da obra exposta na Fundação Vera Chaves Barcellos –  Demeter – remete tanto à deusa grega da agricultura quanto ao navio do romance Drácula, que transporta a terra natal do vampiro. A caixa de adubo associa-se ao ponto inicial do ciclo agrícola, cada vez mais marcado pelo uso de sementes transgênicas e por práticas predatórias. Tanto em Uma solução prodigiosa para um problema barulhento, exposta em Vila Flores, quanto na instalação, Rezende propõe uma analogia entre o ciclo destrutivo do agronegócio, cuja força vem da terra ancestral e explorada, e a ação vampiresca, predatória.

Anna Cavalcanti

Bio

Felipe Rezende (Brazil, 1994) is a visual artist whose work explores painting, drawing, and installations with a focus on urban everyday experiences and elements. The ideas of home, house, and working class, deeply rooted in his experiences in the city of Barreiras, Bahia, are central to his research. He has participated in exhibitions at renowned institutions such as the Museum of Modern Art of Bahia, São Paulo Cultural Center, Tomie Ohtake Institute, and the Museum of Afro-Brazilian Culture. He lives in São Paulo, Brazil.

Felipe Rezende
Formas_ 48_2x.webp

Onde visitar

Uma solução prodigiosa para um problema barulhento, 2025

Óleo, acrílica e costura sobre lona de caminhão

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

Demeter, 2025

Instalação site-specific: óleo sobre lona de caminhão, lameirão, terra, caixas de madeira e arcos de carroceria envolvidos por lonas

Obra comissionada pela 14ª Bienal do Mercosul

bottom of page