Sambista, compositor e instrumentista, Heitor dos Prazeres ocupou lugar de destaque também nas artes visuais. Sua vasta produção – que inclui pinturas, composições musicais, desenhos, discos e indumentárias – reflete sua atuação multifacetada e a interação com diversas formas de expressão cultural na complexa realidade sociocultural brasileira. Suas pinturas remetem à sua vivência cotidiana, entre os fluxos migratórios, a transição do campo para a cidade, a religiosidade popular, a repressão policial, a capoeira, a música e a afetividade.
A trajetória do artista, no contexto da arte moderna no país, coincide com o desejo de afirmação das bases de uma cultura genuinamente brasileira, profundamente influenciada pela herança afro-brasileira e a cultura popular. O Frevo que participa da 14ª Bienal do Mercosul é uma das diversas obras do artista que possui esse mesmo título e tema. Mais que um ritmo ou uma dança, o Frevo é uma das mais conhecidas manifestações culturais populares do Brasil, tendo Pernambuco como estado de origem.
Fernanda Soares da Rosa
Heitor dos Prazeres (Brazil, 1889-1966) was a painter, composer and carpenter. He began painting around 1937 as a self-taught artist, encouraged by the journalist and artist Carlos Cavalcanti. He participated in and won an award at the 1st International Biennial of São Paulo. He was honored with a special room at the 2nd International Biennial of São Paulo in 1953. He became a prominent artist, working as a composer, instrumentalist, and lyricist of Brazilian popular music. He participated in the founding of the first samba associations in Rio de Janeiro, among them Estação Primeira de Mangueira. His works are in collections in important Brazilian and international museums. He lived in Rio de Janeiro, Brazil.