


Teacher training for the 14th Mercosur Biennial
Registration is now open for the Teacher Training for the 14th Mercosul Visual Arts Biennial. The teacher training journey was designed to offer an initial immersion moment for teachers before the start of the exhibition. The aim is to involve school teachers in the atmosphere of what will be presented during the 14th Mercosul Biennial, weaving knowledge about the contemporary art scene based on the works in the exhibition.
The training activities will be led by teachers, researchers and art educators who are dedicated to thinking about teaching art in the classroom, museum education and non-formal ways of sharing knowledge.
The training is aimed at educators from public and private schools, as well as social educators, and will take place over the months of February and March 2025 in five in-person meetings . Each meeting will have a workload of 4 hours, totaling 20 hours of training at the end of the course. The meetings will be offered on Fridays in two shifts (morning and afternoon), allowing participants to choose the shift that best suits their schedules.
Classes and schedules:
Group 1 - Morning: Fridays, from 8am to 12pm
Group 2 - Afternoon: Fridays, from 1:30 pm to 5:30 pm
Meeting dates: 07/02, 14/02, 21/02, 14/03 and 21/03
Location: Strength and Light Space (Barbosa Lessa Auditorium).
Program content
Dia 1 (07 /02 /2025): educadores Allan da Rosa e Cigarra
Pedagogias em roda: Pensar a roda enquanto forma para práticas pedagógicas. A partir da experiência dos educadores Allan da Rosa e Cigarra e da relação que estabelecem com a capoeira, o tambor e os espaços de educação popular/comunitária, pretendemos
discutir sobre outros modos de partilhar saberes, que convocam a coletividade, a integralidade do corpo, a horizontalidade do conhecimento e a vida cotidiana.
Dia 2 ( 14/02 /2025): educadores Rafa Éis e Renata Sampaio
Espiral que também gira para trás: Como criar vínculos entre estudantes, mediadores, professor/a/e? Reunimos os educadores-artistas RafaÉis e Renata Sampaio, que já integraram a equipe educativa da Bienal em edições anteriores, para uma conversa sobre
as possibilidades já criadas - e por criar - de um campo de diálogo e cooperação efetiva entre esses três agentes que convergem na roda educativa da Bienal.
Dia 3 (21 /02 /2025): educadores Adrianne Ogeda e Jandir Jr.
Corpo, presença e aprendizado: A presença e integralidade do corpo na experiência artística e pedagógica. Revertendo a ideia do corpo inerte na escola e no museu, e da ainda praticada separação do corpo e mente nos processos pedagógicos tradicionais, propomos uma conversa sobre a presença e inteligência integral dos corpos no aprendizado e na fruição artística. A Profª. Dr.ª Adrianne Ogêda e o artista-performer e educador Jandir Jr. dialogam sobre o assunto sob a perspectiva de seus trabalhos no campo da arte e da educação.
Dia 4 ( 14/03 /2025): educadoras Sofia Robin e Luciana Loponte
Obra-aula: O plano de aula enquanto campo de criação e as muitas maneiras de se fazer aula. Uma conversa com as professoras Luciana Loponte e Sofia Robin para pensar os processos criativos de um/a/e professor/a/e ao planejar sua aula; a autoria e experiência compartilhadas entre professores e estudantes quando essa aula acontece e as possibilidades de reinvenção da escola/aula diante das crises humanitárias.
Dia 5 (21/ 03 /2025): educadora Carolina Rochefort (Patafísica)
O lugar do meio - fluxos entre aprender e ensinar: A mediação enquanto lugar não fixo e o desafio de construir fluxos nos quais os saberes são partilhados em várias direções e por todo o grupo. Como fazer girar os lugares de quem aprende e quem ensina? Como promover esses giros dentro da sala de aula? A Profª. Carolina Rochefort partilha formas de (re)fazer mediação pensados dentro do grupo de pesquisa Patafísica.