antes de você me amar, ela já estava me amando - ficcionar passado e presente com Laryssa Machada
qui., 03 de abr.
|Casa de Cultura Mario Quintana
Atividade com Laryssa Machada - Programas Públicos.
Inscrições encerradas em 03 de abr. de 2025, 17:00


Horário e local
03 de abr. de 2025, 15:00 – 18:00
Casa de Cultura Mario Quintana, R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-004
Sobre o evento
𝒶𝓃𝓉ℯ𝓈 𝒹ℯ 𝓋ℴ𝒸ℯ̂ 𝓂ℯ 𝒶𝓂𝒶𝓇, ℯ𝓁𝒶 𝒿𝒶́ ℯ𝓈𝓉𝒶𝓋𝒶 𝓂ℯ 𝒶𝓂𝒶𝓃𝒹ℴ é um fotolivro, de Laryssa Machada, que inclui fotografias expostas na 14a Bienal do Mercosul. a obra tem como panorama a violência histórica e cultural contra corpos dissidentes no Brasil, a partir do resgate de memórias de afeto entre mulheres - a partir de uma releitura crítica e ficcional de uma história de mais de 500 anos de invasão, começando pelo primeiro registro de violência homofóbica no país, em 1614, contra um indígena tupinambá, ordenada pela igreja católica.
"A construção dessas imagens de amor entre mulheres convidam aos olhos muito mais do que representações. São faíscas acesas de uma mudança profunda na História represada pela hidrelétrica da colonização. Reflorestar o imaginário coletivo, como propõe Geni Nuñez, onde nossos afetos e bem-viver sejam possíveis e plenos.
Para além do impedimento de exercer suas “culturas afetivas”, o acesso ao território e a conexão com a natureza foram - e são - cada vez mais reduzidos pela lógica de urbanização. Desta maneira, produzir registros para fertilizar liberdades em territórios estendidos: território-corpo, território-terra, território-coletividade e a potencialização dos mesmos quando se encontram.”
“𝒶𝓃𝓉ℯ𝓈 𝒹ℯ 𝓋ℴ𝒸ℯ̂ 𝓂ℯ 𝒶𝓂𝒶𝓇, ℯ𝓁𝒶 𝒿𝒶́ ℯ𝓈𝓉𝒶𝓋𝒶 𝓂ℯ 𝒶𝓂𝒶𝓃𝒹ℴ” foi desejado muito antes de mim, por mulheres que viviam seus amores, seus prazeres, antes daqueles que chegaram de fora para lhes descrever. seguimos, construindo coletivamente novas páginas para essa História. a partir disso, o convite para esse encontro é ficcionarmos e realizarmos escritos juntas.
Encontro na Galeria Sotero Cosme do MACRS, 6º andar da CCMQ.
A atividade é livre para todos os públicos porém é indicada a mulheres LBT's.
Os Programas Públicos disponibilizará os materiais para a atividade e intérprete de Libras.
Inscrições encerradas em 03 de abr. de 2025, 17:00