Cine Estalo - Veraneio: Uma Antologia Negra (2024) | Terror Mandelão (2024)
qui., 29 de mai.
|Cinemateca Capitólio
Circuito de filmes nacionais - Programas Públicos.


Horário e local
29 de mai. de 2025, 19:00 – 22:00
Cinemateca Capitólio, R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-311, Brasil
Sobre o evento

Veraneio: Uma Antologia Negra (2024) | Direção: Nalu Silva
Brasil | SP
60min
Documentário
SINOPSE:
Entre no ritmo da história de “Veraneio: Uma Antologia Negra”: a celebração do legado de Seu Osvaldo Pereira, o primeiro discotecário do Brasil, e os discotecários Dinho Pereira e Jean Pereira. O encontro do presente, passado e futuro, que conta a história de uma família fruto de uma São Paulo negra, dançante e criativa através do som.
Seu Osvaldo Pereira, criador do primeiro baile mecânico com toca-discos e vinis, a Orquestra Invisível Let’s Dance em 1958, foi o responsável por esse importante marco histórico na cidade: criar uma festa acessível para pessoas negras e trabalhadoras localizada no centro. A festa promoveu cultura de forma democrática e plural até o fim dos anos 60. No presente, temos a festa Veraneio São Paulo, da dupla de discotecários Dinho e Jean Pereira, fruto do legado da Orquestra Invisível Let’s Dance.

Terror Mandelão (2024) | Direção: Felipe Larozza e GG Albuquerque
Brasil | SP
75min
Documentário
SINOPSE:
Terror Mandelão aborda o som, a tecnologia e o mercado de trabalho dos bailes funk das quebradas de São Paulo. O filme acompanha a caminhada do DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, a maior favela da cidade, e seu amigo MC Zero K, que emplacou o seu primeiro hit da vida após dez anos insistindo na carreira. Combinando narrativas de documentário, elementos ficcionais e experimentação visual, o longa mostra os altos e baixos enfrentados pelos jovens na luta para viver da sua música.