Com o objetivo de oferecer uma vivência imersiva em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lança, nesta quinta-feira, dia 22, a Chamada Aberta para artistas inovadores.
Visite o hot site do edital Chamada Aberta aqui.
Sobre o edital
Serão selecionadas 20 propostas que integrarão a exposição Transe, integrante da 13ª edição da Bienal do Mercosul, que acontece em setembro de 2022. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Bienal do Mercosul, em www.bienalmercosul.art.br, até o dia 20 de julho. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 22 de setembro.
O projeto, que tem curadoria de Marcello Dantas e curadoria adjunta de Laura Cattani e Munir Klamt, abrange artistas e coletivos e demais agentes criativos de qualquer local do mundo. Segundo Dantas, a seleção será feita em três etapas: análise cega da proposta artística, análise de portfólio e entrevistas.
“Queremos estimular a produção e difusão das artes visuais vinculadas às novas tecnologias, além da reinvenção das técnicas tradicionais. A exposição Transe busca estimular a ligação entre a arte contemporânea e novas tecnologias, materiais e recursos. Vamos estimular a criação e possibilitar ao público o acesso a obras inéditas, de novos artistas”, declara Dantas.
Os projetos selecionados terão o acompanhamento do curador e dos curadores adjuntos e irão ocorrer em dois momentos: desenvolvimento do projeto e execução das propostas artísticas. Além do acompanhamento conceitual com mentorias, também será oferecido aos participantes um suporte técnico aos projetos, por meio de entidades parceiras, que colocarão à disposição dos artistas laboratórios, materiais e equipamentos.
Para a presidente da 13ª Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão, a Chamada Aberta e a Exposição Transe, realizada em parceria com o Instituto Caldeira, dará visibilidade para novos artistas, que poderão ter suas obras expostas na Bienal do Mercosul.
“Buscamos fazer uma mostra inclusiva e muito disruptiva, trazendo essa fusão entre arte e tecnologia. E não teria um local mais apropriado que o Instituto Caldeira para receber a exposição Transe”, afirma a presidente.
O edital completo da Chamada Aberta, com todos os itens necessários para inscrição, prazos e contrapartidas, está à disposição no site da 13ª Bienal da Mercosul. Para dúvidas e mais informações, entrar em contato pelo email chamada.aberta@bienalmercosul.art.br.
Instituto Caldeira
O Instituto Caldeira é um dos principais símbolos do movimento pela inovação e empreendedorismo no Rio Grande do Sul. Fundado oficialmente em 2019 por 40 grandes empresas, está localizado no 4º Distrito de Porto Alegre, na instalação onde, na década de 1920, funcionou a antiga indústria fabril do grupo A. J. Renner.
A meta é abrigar 60 operações até maio de 2021, entre grandes corporações, startups e iniciativas ligadas à nova economia, conectando agentes do setor privado, universidades e poder público.
O espaço de 22 mil metros quadrados, pelo qual deverão circular 1,3 mil pessoas nos próximos anos, já é um ponto de encontro para quem é apaixonado pela ideia de um Rio Grande do Sul mais competitivo e inovador.
Inscrições
Mais informações
Cristine Penna
Comunicação 13ª Bienal do Mercosul
(51) 99701.4660
Comments