Roleta
Roleta: giro de ideias
A cada edição, o programa educativo da Bienal do Mercosul expande diálogos possíveis entre arte, educação, comunidades de aprendizagem e as mais diversas áreas do conhecimento. Na 14ª Bienal, o Estalo dá início a uma rodada de conversas abertas ao público com o seminário “Roleta: giro de ideias”.
A série de quatro encontros, realizados entre novembro de 2024 e março de 2025, parte das ideias fundantes de nosso projeto pedagógico, baseado na tríade “estalo - roda - giro”, propondo reflexões sobre o fazer coletivo, a energia/esforço que produz o movimento, as lutas, danças e outras manifestações culturais em roda. As convidadas Puma Camillê, Monica Hoff, Anne Magalhães, e os convidados Allan da Rosa e Froiid, impulsionarão esta Roleta, compartilhando suas trajetórias artísticas e pedagógicas vibrantes, sempre em interlocução com integrantes da equipe educativa.
A cada giro estaremos celebrando o corpo vivo, que fala e aprende em movimento; a lógica do jogo como estratégia artística e pedagógica; a festa enquanto ato de resistência, e as estruturas invisíveis que sustentam um projeto educativo.
Programação
PRIMEIRO GIRO
23/11 (sábado) - Pedagoginga: Lutas, Cismas e Dilemas
Convidado: Allan da Rosa
Mediadoras: Andréa Hygino e Michele Zgiet (Curadoras Educativas 14°Bienal do Mercosul)
Local: EVENTO ONLINE via site e canal do Youtube da Bienal
SEGUNDO GIRO
07/12 (sábado)- Entre a luta e a festa
Convidada: Puma Camillê
Mediadora: Úrsula Jahn (Assistente de Coordenação)
Local: EFL 10h- 12h (inscrições via formulário no site)
TERCEIRO GIRO
01/02 (Sábado)- Estar junto, em espiral
Convidada: Monica Hoff
Mediador: Nathan Braga (Assistente de Coordenação)
Local: EFL 10h- 12h (inscrições via formulário no site)
QUARTO GIRO
20/03 (Quinta-feira) Estalo, jogo e comunidades
Convidados: Froiid e Anne Magalhães
Mediador: Caio Paixão (Assistente de Coordenação)
Local: EFL 10h- 12h (inscrições via formulário no site)
* Todos os encontros serão transmitidos ao vivo, com interpretação em Libras, pelo canal do Youtube da Bienal e estarão disponíveis no site da Fundação Bienal do Mercosul de Artes Visuais.