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LÍDIA LISBÔA

Cupinzeiros

2011 - 2019

Cerâmica

80 x 60 x 40 cm

Coleção da artista

Agradecimento Tecidos Kite

Embora Lídia Lisbôa tenha sido treinada em escultura e pintura, performance é o elemento central de sua prática. De ligação com performance emerge suas diferentes linguagens artísticas como costura, crochê, amarração ou assemblage de tecidos (em sua maioria) ou outros materiais descartados. No processo, o objeto criado fecha o círculo inspirando a artista a realizar uma nova performance ou ação performativa. Nessa sala, que faz uma ligeira e tangencial referência à experiência de estar no ateliê da artista, Lisbôa apresenta um conjunto de obras dessas diferentes linguagens: as Cicatrizes com seu volume e costuras explícitas; os Chorões e os Cordões—umbilicais para a artista, uma articulação de peças em cerâmica e partes de corpos de bonecas; os Cupinzeiros, esculturas em cerâmica que dão acesso a suas histórias de infância em ambientes rurais no Paraná; e os Casulos: os pequenos, uma referência ao espaço uterino, e o Casulo grande, objeto em crochê comumente ativado pela artista em algumas de suas performances. Sua prática nos permite vislumbrar uma possível transição entre objeto e performance como estratégia artística formal e tática feminista.

LeiDeIncentivoACultura - Bienal do Merco

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

FA_SANTANDER_PV_POS_RGB - Bienal do Merc

FINANCIAMENTO:

ProCulturaRS-GovernoDoEstadoRS - Bienal
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